História

O projeto foi criado em 2018, no chamado "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e fez parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal) teve como precursor um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos, monitorias e atendimentos online para as olimpíadas OMU, OBMEP, Canguru de Matemática, Matemática sem Fronteiras, OMM e OBM.

Entretanto, a ideia ganhou forma com a participação do IFSULDEMINAS e do IFRN na 4th International Youth Convention on Commerce & Economics (IYCCE), que aconteceu na Índia em outubro de 2017. Durante a missão, o professor Renato Machado Pereira liderou a equipe do Campus Muzambinho, do IFSULDEMINAS, composta pelos alunos André Rodrigues Gomes Silva, Bruno Tadeu Dival Procópio, Haislan Wellington Gouveia dos Santos e João Pedro do Nascimento Silva. O Professor Marcelo Henrique Carneiro Camilo liderou a equipe do Campus Natal Central, do IFRN, composta pelos alunos Arthur Henrique Craveiro Costa, Luís Gustavo Fontoura dos Santos, Nalbert Pietro Martins da Costa e Nicolas Kevin Borges de Souza.

Ao observarem a estrutura do evento, os professores viram que a Rede Federal tinha condições de realizar sua própria olimpíada, levando em conta o alto nível de seus professores, infraestrutura institucional e visão de educação. Assim, nasceu a parceria entre o IFSULDEMINAS e o IFRN, com o objetivo de fundar a OMIF.

Atualmente, a parceria, enquanto organização da OMIF, é feita entre IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, IFSP – Campus São João da Boa Vista, IFCE - Campus Tabuleiro do Norte, IFPR - Campus Irati, IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista, IFBAIANO - Campus Serrinha, IFNMG - Campus Avançado de Janaúba, IFMG - Campus Betim, IFRS - Campus Bento Gonçalves, IFES - Campus Vitória, IFPB - Campus Campina Grande e IFBA- Campus Barreiras. A comissão organizadora objetiva fazer a OMIF como projeto comunitário da Rede Federal.

Tendo em vista a expansão do projeto OMIF, na edição de 2021, a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi atualizada para a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais e a sigla permaneceu OMIF.


Estrutura e organização

As provas são elaboradas por professores da Rede Federal brasileira, os quais fomentam um banco de questões. Na 1ª fase, as provas das instituições participantes brasileiras são aplicadas em cada campus da Rede Federal, inscrito na OMIF, e são coordenadas por um Coordenador Local, cadastrado como responsável pelo campus.

A 2ª fase é itinerante, sendo eleito a cada ano, o local da próxima edição da OMIF.

Em 2018, o campus Muzambinho, do IFSULDEMINAS, foi a sede da OMIF, onde ocorreram a aplicação das provas da segunda etapa, a cerimônia de premiação e um evento com palestras, dinâmicas e confraternizações (veja o folder ).

Mais informações acesse: OMIF 2018

Participaram da primeira OMIF, 150 campi da rede federal brasileira, totalizando mais de 12300 alunos que fizeram a prova da 1ª fase. Criou-se um critério de seleção e foram selecionados pelo menos um aluno de cada campus participante para a 2ª fase. Desse modo, foram convidados 347 alunos para o evento, dos quais estiveram presentes 255 alunos e mais 130 professores.

Em 2019, a 2ª fase da OMIF foi realizada no IFFluminense - Campus Campos Centro nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

Mais informações acesse: OMIF 2019

Participaram da segunda OMIF, 230 campi da Rede Federal, totalizando mais de 16300 alunos que fizeram a prova da 1ª fase. Criou-se um critério de seleção e foram selecionados pelo menos um aluno de cada campus participante para a 2ª fase. Desse modo, foram convidados 320 alunos para o evento, dos quais estiveram presentes 229 alunos e mais 92 professores. As medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa foram compradas através do fomento da Chamada Pública para Competições Regionais – 2019 IMPA - OBM (Instituto de Matemática Pura e Aplicada – Olimpíada Brasileira de Matemática).

Por conta da pandemia de COVID-19, a edição de 2020 ocorreu totalmente remota e a aplicação da prova foi on-line no dia 25/10/20. Além disso, houve um evento on-line nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2020. Foram inscritos para essa edição 285 campi, distribuídos por todo o país. Com o objetivo de estimular os estudantes participantes, foram premiados 1380 alunos dentre os 5217 que fizeram a prova da 1ª fase da OMIF, o que equivale 26,5% do total. Desses premiados, foram 60 medalhas de ouro, 333 medalhas de prata, 440 medalhas de bronze e 550 medalhas de menção honrosa. A segunda fase de 2020 foi um evento totalmente on-line através da plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/omif2020). Foram inscritos no evento 2110 alunos e professores, os quais puderam participar de diversas palestras, minicursos, atividades culturais, entre outros.

Mais informações acesse: OMIF 2020

A quarta edição da OMIF, realizada em 2021, ainda por causa da pandemia de COVID-19, foi igualmente realizada de maneira remota e, dessa vez,contou com o apoio da Chamada Olimpíadas Científicas da CNPq, que possibilitou a compra de medalhas, troféus, a hospedagem e o domínio do site da OMIF.Ressalta-se que a aplicação da prova se manteve de forma online e ocorreu no dia 19 de setembro de 2021 com a participação de 3.972 estudantes, enquanto a segunda fase, também mantida no formato de evento online, transcorreu nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2021. Foram inscritos para essa edição 292 campi, dos quais 264 campi participaram com estudantes na 1ª fase. Foram premiados 648 estudantes, o que equivale a 16,3% do total.

Mais informações acesse: OMIF 2021

Agradecimentos

Agradecemos o apoio dos técnicos, professores e alunos das instituições parceiras, em particular, da direção do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e da direção da sede da OMIF 2022: IFCE-Campus Fortaleza, sempre disponíveis para tornar a OMIF uma realidade exitosa.

Destacamos a grande contribuição de Haislan Wellington Gouveia dos Santos, ex-aluno do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, na criação do site da OMIF. E aos colaboradores Hans Mateus Boron e Maria Eduarda Pabis, ex-alunos do IFPR - Campus Irati, pela manutenção com dedicação e cuidado com o site. E, por fim, agradecemos o estudante André do IFPR - Campus Irati, que atualmente é o responsável pela manutenção e atualizações do site da OMIF.

A Comissão Organizadora da OMIF deseja a todos os participantes um profícuo aprendizado e crescimento, a partir de tudo o que a matemática pode proporcionar ao mundo!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies quando você acessa a Área Restrita para fazer login, para que possamos lembrar desta ação. Isso evita com que você precise fazer login toda vez que acessar a Área Restrita do site.